segunda-feira, 18 de maio de 2015

1ª Virada Cultural de Contagem, 29 e 30 de maio I Coletiva, colaborativa e independente.

Programação construída coletivamente e de forma colaborativa e independente, veja como aderir.
A primeira Virada Cultural de Contagem será fomentada por meio de uma prévia da programação do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem. O Festival que chega a sua 4 edição, sempre apresenta uma prévia das suas atividades no mês que antecede sua programação com o intuito de levantar fundos e mobilizar a cidade em torno da sentimento de coletividade, colaboração e independência do festival. A prévia da programação deste ano dará inicio a mais uma agenda para a cidade: a Virada Cultural de Contagem. Serão 24 horas de ações e qualquer um que esteja realizando alguma atividade cultural na cidade nos dias 29 e 30 pode aderir a programação.

A programação será divulgada em breve e vem sendo construída de forma coletiva nas reuniões abertas do F5. No entanto, quem tiver o interesse de aderir à programação da Virada Cultural de Contagem, pode enviar as informações de sua atividade pelo FORMULÁRIO DE ADESÃO AQUI até o dia 22 de maio. Ou seja, se nos dias 29 e 30 você estiver realizando qualquer atividade cultural na cidade e quiser colaborar com a Virada, suas informações enviadas serão integradas a programação e assim, de forma autônoma e independente você também estárá participando e ajudando a construir mais essa agenda para a cidade.
A Virada será realizada de forma colaborativa, sem o apoio do poder público pela falta de politicas públicas estruturantes na cidade, Por isso, a programação que contará com a produção coletiva articuladas nas reuniões, acontecerá apenas em dois palcos e espaços para livre ocupação na Praça do Apoema (Av. João César de Oliveira, alt. do numero 751 – Antiga Praça do Coreto). E na busca de compartilhar a Virada com quem quiser integrar a sua programação de forma colaborativa, como expresso acima, utilizaremos o critério de acolher as atividades que já serão realizadas na cidade nos dias 29 e 30 de maio, se os organizadores desejarem aderir a programação da Virada Cultural de Contagem.

Lembrando ainda, que a programação do F5 acontecerá entre os dias 10 e 19 de julho. Grupos e artistas de outras localidades podem enviar propostas seguindo as orientações AQUI, e para que for de Contagem, basta comparecer a ultima reunião e integrar a organização coletiva do festival que acontecerá no dia 30 de maio, detro da programação da Virada Cultural de Contagem. VEJA AQUI MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE COMO PARTICIPAR DO FESTIVAL

Sobre o F5 e a Virada Cultural de Contagem

O F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, acontece no mês de julho, anualmente na cidade de Contagem (MG) – Brasil.

Sempre um mês antes do festival, acontece uma prévia, para mobilização e divulgação com um pouco do que será a programação de pelo menos dez dias de atividades no mês de julho. Neste ano a prévia será a primeira VIRADA CULTURAL DE CONTAGEM, acontecerá no dia 29 e 30 de maio. Para participar basta seguir as orientações abaixo. Como Virada Cultural de Contagem, será uma prévia do festival, tudo será organizado de forma independente e compartilhada seguindo os mesmos princípios construção do festival. Os grupos podem participar da virada ou do festival separadamente, ou das duas programações. Basta assinalar no formulário de inscrição (para quem é de outra cidade) ou nas reuniões de organização (para quem é de Contagem).

O festival é realizado de forma colaborativa e a partir das relações de troca entre os participantes. Para isso, nos meses que antecedem sua realização, acontecem encontros a cada 15 dias, para apresentação e discussão de propostas, debates sobre o perfil da edição, e também para realizar atividades de mobilização e viabilização das atividades do festival de forma coletiva.

Qualquer pessoa, sendo artista ou não, pode participar da construção do festival e das atividades que compõem a sua programação. O caráter do mobilização torna o festival um grande laboratório prático de formação em relações de troca entre os participantes.

Cabe ao Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC-Contagem - plataforma independente construída e mantida através de encontros desde 2009, com a função social é debater, discutir, realizar mobilizações na lutas pelo direito a cultura e a cidade), a partir da sua comissão de organização e dos seus encontros, realizar o chamamento para o F5 e iniciar seus encontros quinzenais que definirão sobre festival de forma coletiva e colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, logo não tomamos responsabilidade por nenhuma opinião expressa por quem for que seja.