terça-feira, 19 de maio de 2015

Programação da Virada Cultural de Contagem

A primeira Virada Cultural de Contagem será mais um ato simbólico de resistência da cultura independente do estado de Minas Gerais e do país. 
Clicando AQUI você pode ter mais informações sobre a proposta da virada e do festival.


Fomentada como prévia da programação da 4ª edição do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, a Virada Cultural de Contagem terá mais 24 horas de programação gratuita, construída de forma coletiva, colaborativa e compartilhada. De sexta (29 de maio) até o final da noite de sábado (30 de maio), Contagem receberá atividades em dois pontos da cidade. No Eldorado: Praça do Apoema, Cruzamento da João César com Norte Sul e na Escadaria na altura do número 610 na João César. No Petrolândia, todas as atividades acontecem na praça principal do Bairro.

É a primeira vez que Contagem recebe uma Virada Cultural e diferente de outras cidades, o evento não conta com nenhum apoio do poder público local, o que levou os organizadores a concentrar as atividades em poucos locais - Foi uma forma de garantir uma estrutura minima para os artistas e o público, pois assim como a programação, a produção e a organização do evento também será coletiva, colaborativa e compartilhada.

É desta forma que a Virada Cultural de Contagem passa a fazer parte do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, que sempre têm uma prévia de sua programação no mês que antecede sua realização. A partir deste ano, as prévias serão Viradas Culturais de Contagem nos anos que seguirem.

Organizado sempre de forma coletiva e colaborativa, o F5 chega a sua quarta edição entre os dias 10 e 19 de julho, estendendo a programação para vários bairros da cidade. Os interessados em participar do festival não precisam passar por avaliações de curadoria. Como a organização é coletiva, as proposta devem ser apresentadas numa reunião de organização coletiva. A participação, é garantida por meio de colaboração e mobilização entre os envolvidos na programação do festival. A última reunião para apresentação de propostas acontecerá dentro da Virada Cultural de Contagem (sábado as 15H00 na Praça do Apoema). CLICANDO AQUI VOCÊ PODE SABER MAIS SOBRE COMO PARTICIPAR. 


PROGRAMAÇÃO

Locais: 

Praça do Apoema: Av. joão César de Oliveira, alt. do número 751 - Eldorado. (Antiga Praça do Coreto).

Escadaria: João César de Oliveira, 610 – Eldorado (escadaria do Butiquim).

Cruzamento: João César de Oliveira com Norte Sul – Eldorado (Ao lago do Big Shopping).

Petrolândia: Praça do Petrolândia, Rua Refinaria Duque de Caxias - Bairro Petrolândia (próximo a Escola Municipal Isabel Nascimento).

Programação Geral

Atração I Local da apresentação

Sexta
20H00: Apoema Sarau Livre I Praça do Apoema
21H30: Talita Barreto I Praça do Apoema
21H30: Coletivo EntreNós I Praça do Apoema
22H00: Quarteto em Trio em Digo Bóra! I Praça do Apoema
23H00: Gustavito I Praça do Apoema

Sábado
23H30: Banda Lollipop Chinatown I Escadaria
00H30: InRua Rap I Praça do Apoema
00H30: Banda Escória I Escadaria
01H30: Tiãoduá I Escadaria
02H00: Mostra Cinema Direitos Humanos – A vizinhança do Tigre I Praça do Apoema
04H00: Mostra de Vídeos Poetas de Segunda ) Praça do Apoema
08H00: Feira Livre; troca e venda de livros - traga seu artesanato ou trabalho independente para expor, trocar, vender I Praça do Apoema
12H00: Na Rua – Encontro Politico Cultural I Petrolândia
  • A partir das 12H00: Preparação e decoração coletiva do local, Feira de troca de alimentos orgânicos (plantados me casa), doação de judas, e feira de troca e venda de livros. 
  • 15H00: Roda de debate sobre a cidade. 
  • 18H00: Apoema Sarau Livre – Palco de livre expressão, aberto para recitar poesias, apresentar músicas, etc.
  • 20H00: Mostra de Cinema Direitos Humanos – A Vizinhança do Tigre.
* As ações acima (12H00 ás 20H00) integram o Na Rua e acontecem no Petrolândia.

15H00: ÚLTIMA REUNIÇÃO PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO DO F5 I Praça do Apoema
15H00: Banda Sociedade Moderna I Praça do Apoema
16H00: Banda Papolos I Praça do Apoema
17H00: Coletivo Breaking no Asfalto – Cruzamento 
18H00: Performance “In Tensão” I Praça do Apoema
19H00: Coletivo Breaking no Asfalto I Cruzamento 
20H00: Banda Chilena “Tempero e Som Cubano” I Praça do Apoema
22H00: Banda Black Arte I Praça do Apoema

Sobre as Atrações

APOEMA SARAU LIVRE
Contagem - MG.
Tobias Santos Teixeira, Marcelo Dias Costa e Jessé Duarte
Sarau de livre expressão realizado desde 2013 toda a última sexta do igo Bóra!mês na cidade de Contagem. Se consolidou como um dos principais espaços de referência para o encontro entre artistas e população em torno da literatura e de diversas linguagens artísticas num ambiente onde todos podem usar o palco.
Sexta às 20H00 na praça do Apoema.


TALITA BARRETO
Belo Horizonte - MG
Convidados Iago Marques e João Ozanan
Uma jovem artista que em sua musicalidade passeia entre os ritmos brasileiros e regionais e a poética urbana e popular da vida brasileira. Resgatando essencialmente a memória mineira, suas canções dialogam entre o passado e o presente da vida do povo brasileiro. Duração média 30 minutos.
Sexta às 21H30 na praça do Apoema


INTERVENÇÃO CIRCENSE COM O COLETIVO ENTRENÓS
Contagem - MG.
Clarice Cyrino, Francisco Bottaro, Igor Silva, João Paulo, Julia Bellini, Rayssa Cardoso, Thiago Souza e Wallace.
O Coletivo EntreNós surge do encontro de oito amigos e seus anseios em, através da linguagem circense, construir e desconstruir as técnicas dessa arte milenar. Explorando a criação coletiva e experiências individuais de cada integrante. Através de seus trabalhos o coletivo busca transmitir sua identidade, fazendo com que o público por um certo momento se sinta íntimo do que assiste, se sinta parte do “nós”.
Sexta às 21H30 na Praça do Apoema


DIGO BÓRA! QUARTETO EM TRIO
Contagem - MG
Chedinho, Lucas Marques, André Corrêa
Suingue balançante com samba-rock, MPB, samba de raiz, alegria, energia e sorriso no rosto. Digo Bóra!
Sexta na Praça do Apoema às 22H00


GUSTAVITO
Belo Horizonte - MG.
Gustavo Amaral, o Gustavito, é um importante nome da cena musical independente de Belo Horizonte, onde atua como multi-instrumentista, arranjador e compositor há alguns anos. Sua formação é bastante diversa, tendo se graduado em História com formação complementar em Música na Universidade Federal de Minas Gerais, concluiu também diversos cursos na área musical. Como compositor, demonstra um estilo marcado por uma sonoridade refinada, com melodias e harmonias inusitadas, mesclada à influência de ritmos populares como samba, ijexá, maracatu e axé. Com uma poesia rica e a uma musicalidade instigante, as principais influências do artista estão na cultura popular brasileira.
Sexta às 23H00 na praça do Apoema.


LOLLIPOP CHINATOWN
Belo Horizonte - MG.
Pâmilla Vilas Boas, João Lobo, Cláudio, Thiago Carvalho 
A Banda Lollipop Chinatown faz um rock autoral “misturado” unindo Jazz, Fusion e Pop.
Sexta ás 23H30 na Escadaria.



GRUPO INRUA RAP 
Barreiro, Belo Horizonte - MG.
Glauber Calixto, Martins santos, Erick Cristiano da Silva Sales, Carlos Henrique Moreira Santos, Paulo Oliveira Moura Soares, Lucas Rodrigues Amaral, Lucas Henrique Marques Martins
Grupo da Zona Oeste de BH, surgiu das rodas de rima do movimento Batalha da Pista do Barreiro. Nascido de um movimento de resistência, o grupo aborda temas reflexivos dos cotidianos vividos por seus integrantes, numa proposta de produzir um som original, com beats diferenciados e letras poéticas com uma mensagem forte.
Sábado às 00H30 na Praça do Apoema


BANDA ESCÓRIA
Contagem - MG
David Moura , Ramon Gonze , Jonas Barcelos, Gabriel Sousa, Dérick Bauth.
A banda Escória surgiu no contexto de trazer o rock novamente para o cenário nacional. Possuem fortes influências de heavy metal e thrash metal. Com o intuito de crescer na cena autoral do rock, suas letras trazem críticas ao sistema e a dificuldade em fazer arte atualmente. Com riffs pesados, e sua agressividade promete trazer o rock pesado para a virada cultural. 
Sábado ás 00H30 na Escadaria.


TIÃODUÁ
Belo Horizonte - MG
Juninho Ibituruna, Luiz Gabriel Lopes, Gustavito Amaral 
Tiãoduá é um trio de música brasileira formado por três jovens músicos proeminentes da cena musical de Minas Gerais. Inspirado pela versatilidade e riqueza da música popular brasileira, o repertório reúne composições originais e releituras de canções clássicas dos anos 60 e 70, apresentando um show dançante com muita força e swing. 
Sábado às 01H30 na Escadaria. 


MOSTRA DE CINEMA DIREITOS HUMANOS
Filme “A Vizinhança do Tigre” 
Produção de Contagem - MG
Affonso Uchoa.
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
Sábado às 02H00 na Praça do Apoema.


POETAS DE SEGUNDA
Contagem - MG
Marcelo Dias Costa, Carlos Henrique, Gilmar Campos, Severino Yabá, Jessé Duarte, Daniela Graciere, Elaine de Souza, Jonas Filho, Epaminondas Reis
O Poetas de Segunda busca dar visibilidade à novos escritores e artistas, incentivando o gosto por obras literárias, poéticas e dramatúrgicas, acreditando na linguagem visual para divulgar seu conteúdo pelas redes sociais. Toda segunda-feira um poeta dividi seus pensamentos em versos, interpretados por atores, atrizes e convidados. Os vídeo são compartilhados na rede e nesta mostra serão exibidos todos que já foram gravados.
Sábado às 04H00 na Praça do Apoema

FEIRA LIVRE
Contagem - MG
Marcelo Dias Costa e Jessé Duarte

Troca e venda de livros - traga seu trabalho independente, para expor, trocar ou vender.
Sábado a partir das 08H00 na praça do Apoema.

NA RUA - ENCONTRO POLÍTICO CULTURAL
Contagem - MG
Organização aberta e coletiva
O Na Rua é uma plataforma de encontro entre a população, a cultura e a cidade. Para mais este encontro estão sendo construídas várias ações coletivamente como debate, uma edição especial do Apoema Sarau Livre no Petrolândia com palco aberto, mostra de cinema, troca de livros, produção de vídeo, distribuição de mudas, oficinas etc. Todos podem participar e construir o encontro. Detalhes em: www.facebook.com/narua   
Sábado no de 12H00 às 20H00 no Petrolândia.


BANDA SOCIEDADE MODERNA
Betim - MG.
Gil, Heront, Flávio e Frank
Show de pop rock com influência no rock dos anos 80 como Legião urbana, capital inicial, titãs, nenhum de nós entre outros.
Sábado ás 15H00 na Praça do Apoema.


BANDA PAPOLOS
Betim – MG
Thiago Guimarães Alves, Thiago Oliveira Carmo, Renato Souza de Jesus e Sandro Batista dos Santos
Apresentação de canções autorais. A banda instiga o público a ter um novo olhar sobre o som autoral. O respeito e a participação no processo de construção de novos trabalhos.
Sábado às 16H00 na Praça do Apoema.


COLETIVO BREAKING NO ASFALTO
Belo Horizonte - MG
Ledinir Marques, Rodrigo Peres, Silas de Sousa,  Lucas Santos - Mateus Nascimento, Alex Barbosa, Mirian Fernanades, Rodrigo Peres, Bete Arenque, Rafael Pinheiro, Deejay Fábio.
Peformance de rua, especificamente da dança Breaking. A apresentação do Coetivo traz elementos captados da reação da experiência e observação das pessoas que prestigiam e olham atentamente o corpo malabarista dos B.Boys. 
Sábado às 17H00 e às 19H00 no Cruzamento.


(IN) TENSÃO - MALABARISMOS SOBRE O TEMPO
Belo Horizonte - MG
Luana Coelho 
(in) TENSÃO é uma performance circense que utiliza a técnica do malabarismo clássico criando em tempo real novas possibilidades de movimento, explorando o fator tempo como base e estrutura poética. Numa estética contemporânea, (in) TENSÃO propõe como composição cênica, a relação entre corpo-objeto-espaço-tempo, convidando o público a vivenciar uma fusão de linguagens entre o circo e a dança.    
Sábado ás 18H00 na Praça do Apoema.


TEMPERO SON CUBANO
Chile
Aldo Miranda, Camilo Bernales, Jose Poblete

A tradicional música cubana, de ritmo quente e vibrante que contagia o público e promove um ambiente festivo e descontraído numa rica apresentação com diversos estilos caribenhos: o bolero, salsa, son montuno, bachata, cha cha chá e muito mais.
Sábado ás 20H00 na Praça do Apoema. 



BANDA BLACK ARTE
Belo Horizonte - MG
Almin Oliveira, Erick Medeiros, Pedro Bauer, Rafael Rocha,
Shirley Schafer, Yuri D'Paula, 
A Banda Black Arte surgiu em agosto de 2013 inicialmente com a proposta de trabalhar musicas de vários gêneros, hoje, a banda trabalha com músicas autorais. Os integrantes se conheceram no curso valores de minas no ano de 2012 e em meios a altos e baixos busca mostrar um trabalho autêntico baseado na realidade do cotidiano de cada um.
Sábado às 22H00 na praça do Apoema.



______________________________
A Virada Cultural de Contagem é mais uma ação junto ao F5, encarada pelo FPC-Contagem - Fórum Popular de Cultura de Contagem - como um ato de resistência da cultura independente. O FPC-Contagem é uma plataforma independente construída e mantida através de encontros públicos desde 2009. Sua função social é debater, discutir, realizar mobilizações na lutas pelo direito a cultura e a cidade. Além de debates e mobilizações, o FPC-Contagem realiza ou impulsiona a partir de seus encontros, várias atividades de formação e espaço de fortalecimento da cultura local. Dentre as ações práticas, construções, mobilizações, realizações, e conquistas do FPC-Contagem, estão: A criação da Comissão Externa de Cultura da Câmara dos Vereadores (Criada a partir de pedido oficial do FPC, para fiscalizar a Fundação e Cultura e o poder público em seus deveres com a cultura), a Criação do Fundo Municipal de Cultura, (mecanismo de apoio aos artistas e produções culturais em geral, criado a partir de várias revindicações e debates do FPC, outros movimentos e artistas da cidade). E também a necessidade do caráter de mobilização permanente do fórum, uma vez que se mantém independente de todas estas instancias, compreendendo-as como instâncias legais para garantia de direitos.
Dentre as atividades e movimentos impulsionados pelo fórum estão ainda: O Bloco Maria Baderna, o Apoema Sarau Livre, o site Guia Cultural de Contagem, o Corredor da Baderna Cultural, Samba na Vila da Paz, Na Rua – Encontro Politico Cultural, Publicação de livros, Ações e luta pela Casa do Movimento Popular, Seminário Contagem Cultura em Debate, Aulões Públicos, o F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, a Virada Cultural de Contagem dentre outros.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

1ª Virada Cultural de Contagem, 29 e 30 de maio I Coletiva, colaborativa e independente.

Programação construída coletivamente e de forma colaborativa e independente, veja como aderir.
A primeira Virada Cultural de Contagem será fomentada por meio de uma prévia da programação do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem. O Festival que chega a sua 4 edição, sempre apresenta uma prévia das suas atividades no mês que antecede sua programação com o intuito de levantar fundos e mobilizar a cidade em torno da sentimento de coletividade, colaboração e independência do festival. A prévia da programação deste ano dará inicio a mais uma agenda para a cidade: a Virada Cultural de Contagem. Serão 24 horas de ações e qualquer um que esteja realizando alguma atividade cultural na cidade nos dias 29 e 30 pode aderir a programação.

A programação será divulgada em breve e vem sendo construída de forma coletiva nas reuniões abertas do F5. No entanto, quem tiver o interesse de aderir à programação da Virada Cultural de Contagem, pode enviar as informações de sua atividade pelo FORMULÁRIO DE ADESÃO AQUI até o dia 22 de maio. Ou seja, se nos dias 29 e 30 você estiver realizando qualquer atividade cultural na cidade e quiser colaborar com a Virada, suas informações enviadas serão integradas a programação e assim, de forma autônoma e independente você também estárá participando e ajudando a construir mais essa agenda para a cidade.
A Virada será realizada de forma colaborativa, sem o apoio do poder público pela falta de politicas públicas estruturantes na cidade, Por isso, a programação que contará com a produção coletiva articuladas nas reuniões, acontecerá apenas em dois palcos e espaços para livre ocupação na Praça do Apoema (Av. João César de Oliveira, alt. do numero 751 – Antiga Praça do Coreto). E na busca de compartilhar a Virada com quem quiser integrar a sua programação de forma colaborativa, como expresso acima, utilizaremos o critério de acolher as atividades que já serão realizadas na cidade nos dias 29 e 30 de maio, se os organizadores desejarem aderir a programação da Virada Cultural de Contagem.

Lembrando ainda, que a programação do F5 acontecerá entre os dias 10 e 19 de julho. Grupos e artistas de outras localidades podem enviar propostas seguindo as orientações AQUI, e para que for de Contagem, basta comparecer a ultima reunião e integrar a organização coletiva do festival que acontecerá no dia 30 de maio, detro da programação da Virada Cultural de Contagem. VEJA AQUI MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE COMO PARTICIPAR DO FESTIVAL

Sobre o F5 e a Virada Cultural de Contagem

O F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, acontece no mês de julho, anualmente na cidade de Contagem (MG) – Brasil.

Sempre um mês antes do festival, acontece uma prévia, para mobilização e divulgação com um pouco do que será a programação de pelo menos dez dias de atividades no mês de julho. Neste ano a prévia será a primeira VIRADA CULTURAL DE CONTAGEM, acontecerá no dia 29 e 30 de maio. Para participar basta seguir as orientações abaixo. Como Virada Cultural de Contagem, será uma prévia do festival, tudo será organizado de forma independente e compartilhada seguindo os mesmos princípios construção do festival. Os grupos podem participar da virada ou do festival separadamente, ou das duas programações. Basta assinalar no formulário de inscrição (para quem é de outra cidade) ou nas reuniões de organização (para quem é de Contagem).

O festival é realizado de forma colaborativa e a partir das relações de troca entre os participantes. Para isso, nos meses que antecedem sua realização, acontecem encontros a cada 15 dias, para apresentação e discussão de propostas, debates sobre o perfil da edição, e também para realizar atividades de mobilização e viabilização das atividades do festival de forma coletiva.

Qualquer pessoa, sendo artista ou não, pode participar da construção do festival e das atividades que compõem a sua programação. O caráter do mobilização torna o festival um grande laboratório prático de formação em relações de troca entre os participantes.

Cabe ao Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC-Contagem - plataforma independente construída e mantida através de encontros desde 2009, com a função social é debater, discutir, realizar mobilizações na lutas pelo direito a cultura e a cidade), a partir da sua comissão de organização e dos seus encontros, realizar o chamamento para o F5 e iniciar seus encontros quinzenais que definirão sobre festival de forma coletiva e colaborativa.

Atualize-se

Vem ai a 4° edição do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem. Serão dez dias de programação com atrações, atividades de formação debates e seminários em toda a cidade entre os dias 10 e 19 de julho. E ainda para mobilizar, divulgar e levantar recursos para o festival, nos dias 29 e 30 de maio será realizada uma prévia da programação com 24 de atividades fomentando de forma independente a primeira Virada Cultural de Contagem.

E Ainda dá tempo de compor a programação do festival. Quem for de Contagem, basta comparecer à ultima reunião que acontecerá no dia 30 de maio às 15H00 dentro da programação da Virada. Quem for de outra localidade, preencher o formulário de propostas até o dia 29 de maio.

PROGRAMAÇÃO DA VIRADA SERÁ DIVULGADA EM BREVE


FORMULÁRIO DE PROPOSTAS AQUI (para outras localidades)


O F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, acontece no mês de julho, anualmente na cidade de Contagem (MG) – Brasil, é realizado de forma colaborativa e a partir das relações de troca entre os participantes. Para isso, nos meses que antecedem sua realização, acontecem encontros a cada 15 dias, para apresentação e discussão de propostas, debates sobre o perfil da edição, e também para realizar atividades de mobilização e viabilização das atividades do festival de forma coletiva. Propostas de outras localidades podem ser enviadas pelo "formulário de propostas": VEJA AQUI O EDITAL DE ORIENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO

terça-feira, 12 de maio de 2015

3° reunião de organização e para apresentações de propostas para compor a programação do Festival e da Virada Cultural de Contagem

Além dos dez dias de programação com atrações, atividades de formação debates e seminários em toda a cidade no mês de julho, o F5 terá como prévia, um mês antes, a primeira Virada Cultural de Contagem.
Para participar leia atentamente as orientações, para quem é da cidade e para quem for de outras localidades neste link: http://f5festival.blogspot.com.br/2015/05/virada-cultural-de-contagem-sera-previa.html

EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/1612599682312913/

O F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, acontece no mês de julho, anualmente na cidade de Contagem (MG) – Brasil, é realizado de forma colaborativa e a partir das relações de troca entre os participantes. Para isso, nos meses que antecedem sua realização, acontecem encontros a cada 15 dias, para apresentação e discussão de propostas, debates sobre o perfil da edição, e também para realizar atividades de mobilização e viabilização das atividades do festival de forma coletiva. Propostas de outras localidades podem ser enviadas pelo "formulário de propostas" no blog do festival.

Sempre um mês antes do festival, acontece uma prévia, para mobilização e divulgação com um pouco do que será a programação de pelo menos dez dias de atividades no mês de julho. Neste ano a prévia será a primeira VIRADA CULTURAL DE CONTAGEM, acontecerá no dia 29 e 30 de maio. Para participar basta seguir as orientações abaixo. Como Virada Cultural de Contagem, será uma prévia do festival, tudo será organizado de forma independente e compartilhada seguindo os mesmos princípios construção do festival. Os grupos podem participar da virada ou do festival separadamente, ou das duas programações. Basta assinalar no formulário de inscrição (para quem é de outra cidade) ou nas reuniões de organização (para quem é de Contagem).

Qualquer pessoa, sendo artista ou não, pode participar da construção do festival e das atividades que compõem a sua programação. O caráter do mobilização torna o festival um grande laboratório prático de formação em relações de troca entre os participantes.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Veja como participar do festival

Além dos dez dias de programação com atrações, atividades de formação debates e seminários em toda a cidade no mês de julho, o F5 terá como prévia, a primeira Virada Cultural de Contagem. 
Para participar leia atentamente as orientações, para quem é da cidade e para quem for de outras localidades. O formulário (para propostas de outras localidades), está no final das orientações. 
Orientações para participação

O F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, acontece no mês de julho, anualmente na cidade de Contagem (MG) – Brasil.

Sempre um mês antes do festival, acontece uma prévia, para mobilização e divulgação com um pouco do que será a programação de pelo menos dez dias de atividades no mês de julho. Neste ano a prévia será a primeira VIRADA CULTURAL DE CONTAGEM, acontecerá no dia 29 e 30 de maio. Para participar basta seguir as orientações abaixo. Como Virada Cultural de Contagem, será uma prévia do festival, tudo será organizado de forma independente e compartilhada seguindo os mesmos princípios construção do festival. Os grupos podem participar da virada ou do festival separadamente, ou das duas programações. Basta assinalar no formulário de inscrição (para quem é de outra cidade) ou nas reuniões de organização (para quem é de Contagem).

O festival é realizado de forma colaborativa e a partir das relações de troca entre os participantes. Para isso, nos meses que antecedem sua realização, acontecem encontros a cada 15 dias, para apresentação e discussão de propostas, debates sobre o perfil da edição, e também para realizar atividades de mobilização e viabilização das atividades do festival de forma coletiva.

Qualquer pessoa, sendo artista ou não, pode participar da construção do festival e das atividades que compõem a sua programação. O caráter do mobilização torna o festival um grande laboratório prático de formação em relações de troca entre os participantes.

Cabe ao Fórum Popular de Cultura de Contagem (FPC-Contagem - plataforma independente construída e mantida através de encontros desde 2009, com a função social é debater, discutir, realizar mobilizações na lutas pelo direito a cultura e a cidade).1, a partir da sua comissão de organização e dos seus encontros, realizar o chamamento para o F5 e iniciar seus encontros quinzenais que definirão sobre festival de forma coletiva e colaborativa.

Quarta edição: 10 a 19 de julho de 2015. 

Como Participar?

- Se você é de Contagem, artista individual ou de um grupo, compareça as reuniões que acontecem a cada 15 dias. Nestas reuniões você pode compartilhar a sua proposta e integrar a programação do festival e da prévia (Vira da Cultural de Contagem) falar sobre a atividade, as necessidades para realização da proposta, escolher os dias pretendidos, local etc. Você pode acompanhar a agenda de encontros no blog www.f5festival.blogspot.com ou no facebook www.facebook.com/festivalf5  AS PROPOSTAS PODERÃO SER APRESENTADAS ATÉ A REUNIÃO DO DIA 30 DE MAIO.
- Sua proposta é incorporada imediatamente e você passa a ser parte fundamental para o festival, não só para compor a programação, mas também para participar das rodas de debates sobre práticas e formas de mobilização, arredação de recursos, compartilhamento de equipamentos e de produção para a viabilizar a realização da sua atividade no festival.
- Mesmo compondo a programação do festival todos têm a autonomia para realizar suas produções e levantar seus recursos com parceiros ou patrocinadores próprios, desde que respeitem a autonomia do próprio festival, isso é, desde que respeitem o que é debatido e decidido nas reuniões.
- Você também pode participar, ajudando na produção e nas atividades de organização. Pode receber artistas na sua casa para hospedagem solidária, emprestar equipamentos etc. ou simplesmente comparecer nas reuniões  onde poderá se incorporar nas demandas que se sentir mas a vontade.

Grupos de outras localidades, podem participar?

- Como o F5 é colaborativo e construído de forma coletiva, através de reuniões que antecedem o festival, aqueles que não podem participar das reuniões por serem de outra localidade, podem enviar sua proposta no blog. Basta preencher o formulário e aguardar um contato de retorno que será feito via e-mail. AS PROPOSTAS PODERÃO SER ENVIADAS ATÉ O DIA 29 DE MAIO.
- As propostas recebidas serão levadas aos encontro de organização do festival, onde será discutido a sua viabilização. Em seguida será feito contato (via e-mail) informando sobre a realidade e condições para receber a atividade na cidade.
- Por aqui tentaremos hospedagem solidária nas casas dos participantes, Camping ou alojamento.
- Quem desejar vir para o festival, deve realizar suas mobilizações para viabilizar a vinda e permanecia na cidade durante o festival ou durante os dias da atividade compõe a programação.
- Um boa ideia para que a vinda e permanecia na cidade fique mais viável é mobilizar outros artistas de sua localidade e somar forças para mobilizar a realização das atividades no festival, como acontece em Contagem nos meses que antecedem a programação.
- Caso sua atividade seja incorporada, será feito contato via e-mail para o envio de fotos de divulgação e outros materiais para possam ser necessários para a divulgação e organização.
- Sua proposta só não será incorporada caso seja realmente inviável recebe-la, jamais utilizaremos juízo de valor sobre qualidade, experiência, critérios de mercado etc. No F5, o mais importante é o processo e construção coletiva do festival, o processo de formação e este momento de encontro para e entre diferentes formas de cultura independente de várias localidades.


SE VOCÊ É DE CONTAGEM, COMPAREÇA AS REUNIÕES. ACOMPANHE A DIVULGAÇÃO AQUI NO BLOG EM "NOTICIAS" OU PELO FACEBOOK

SEJAM TODOS E TODAS BEM VINDOS AO F5 


  1. O FPC-Contagem é uma plataforma independente construída e mantida através de encontros desde 2009. Sua função social é debater, discutir, realizar mobilizações na lutas pelo direito a cultura e a cidade. Além de debates e mobilizações, o FPC-Contagem realiza ou impulsiona a partir de seus encontros, várias atividades de formação e proposições práticas para a valorização da cultura independente e construção permanente do reconhecimento e identidade local, como o F5. Dentre as ações práticas, construções, mobilizações, realizações, e conquistas do FPC-Contagem, estão: A criação da Comissão Externa de Cultura da Câmara dos Vereadores (Criada a partir de pedido oficial do FPC, para fiscalizar a Fundação e Cultura e o poder público em seus deveres com a cultura), a Criação do Fundo Municipal de Cultura, (mecanismo de apoio aos artistas e produções culturais em geral, criado a partir de várias revindicações e debates do FPC, outros movimentos e artistas da cidade). Nessas citações estão também a necessidade do caráter de mobilização permanente deste fórum, uma vez que se mantém independente de todas estas instancias, compreendendo-as como instâncias legais para garantia de direitos. Dentre as atividades e movimentos impulsionados por discussões do fórum estão ainda: O Bloco Maria Baderna, o Apoema Sarau Livre, o site Guia Cultural de Contagem, o Corredor da Baderna Cultural, Samba na Vila da Paz, Na Rua – Encontro Politico Cultural, Publicação de livros, Ações e luta pela Casa do Movimento Popular, Seminário Contagem Cultura em Debate, Aulões Públicos, o F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, dentre outros.