Primeira reunião de organização será no dia 18 de abril, sábado as 16H00, na Praça do Apoema - antiga Praça do Coreto - Av. João César de Oliveira, altura do numero 751, esquina com a Rua Noberto Mayer - Eldorado.
Chegou a hora de atualizar a cena cultural da cidade e, quem sabe, do Estado. Da tecla do computador a um fator de mobilização social em torno da cultura e da arte, o F5 se faz necessário num contexto em que a arte e a cultura são artefatos de consumo e não um direito. “C I N C O” em nossa cidade também significa (C)entro das (In)dustrias de (Co)ntagem. O "F” que antecede, talvez venha de (F)orja do operário nas (F)ábricas, ou talvez da (F)alta de acesso, (F)alta de valorização da cultura local. No entanto, uma vez por ano nos permitimos e ousamos convidar artistas e sociedade civil para uma reflexão sobre a arte também como trabalho, da cultura como relações sociais e históricas e, do acesso como direito e luta. Assim atualizamos o sentido da regra: "F" passa a representar (F)estival e “C I N C O”, (C)ultura (In)dependente de (Co)ntagem. Bem vindos ao F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem 2015!
O festival acontece no mês de julho e para participar basta comparecer as reuniões que acontecem de 15 em 15 dias nos meses que antecedem a sua realização. Nas reuniões são apresentadas as propostas, sejam elas de apresentações, shows, atividades de formação como oficinas, palestras, debates ou de qualquer caráter cultural. As propostas são discutidas, assim como as necessidades a serem atendidas para sua realização durante o festival e as formas de mobilização para conseguir realizá-las coletivamente. Grupos e artistas do interior poderão participar, devendo preencher formulário de participação que será divulgado no blog do F5 e realizar suas mobilizações para conseguir chegar e permanecer em Contagem durante a realização do festival. A organização coletiva local, articulará formas de acolher e receber os participantes de outras localidades de maneira solidária e acolhedora. Quem não é artista também pode participar ajudando na organização e integrando este processo que se torna um grande laboratório prático de troca, compartilhamento e formação em torno da arte e da cultura.
Ao longo de três edições o F5 se consolidou como um dos principais festivais do gênero no estado, sendo uma forte referência no Brasil. Em Contagem, quem diria! Contagem sempre teve história de resistência, desde as mobilizações operárias às pequenas ações cotidianas de seu povo.
Muita gente passou pelo festival, muitas ações se consolidaram e hoje estão presentes em toda a cidade, seja na cena literária, no cinema, na música, no teatro, nas artes visuais e até na resignificação e ocupação do espaço público. Na edição anterior o festival reuniu um grande público em todas suas ações como acampamentos culturais, oficinas, intervenções, shows em praças públicas, recitais, rodas de conversas, atividades de formação, e conseguiu realizar o tão sonhado desejo de descentralização. Durante os dez dias de duração do festival, aconteceram atividades em toda cidade, tudo de forma independente, a partir da mobilização e da articulação entre os participantes. É através da contribuição, envolvimento e compartilhamento entre todos os interessados em participar que é definido quem pode ou não participar do festival. Deixando de lado a ideia de curadoria e critérios de mercado, no F5 deseja-se que a cidade se aproprie desta construção e que a qualidade seja definida pela força da mobilização e das relações desenvolvidas em torno de todo o festival.
Metodologia
Quando e onde acontece o Festival?
- O festival acontece de 10 a 19 de julho em toda cidade de Contagem
Precisa fazer inscrição, mandar projeto?
- PPara participar do F5, basta comparecer as reuniões que acontecem de 15 em 15 dias nos meses que antecedem a realização do festival, falar sobre sua atividade. Nas reuniões são divididas tarefas em grupos de trabalho para viabilizar a realização do festival de forma coletiva.
Que tipo de atividade pode compor a programação?
- Podem ser apresentadas propostas, sejam elas de apresentações, shows, atividades de formação como oficinas, palestras, debates ou de qualquer caráter cultural. As propostas são discutidas assim como as necessidades a serem atendidas para sua realização durante o festival, e as formas de mobilização para conseguir realizá-las coletivamente.
Quem não é de Contagem pode participar do festival?
- Grupos e artistas do interior devem preencher formulário de participação que será divulgado no blog e realizar suas mobilizações para conseguir chegar e permanecer em Contagem durante a realização do festival ou durante o tempo de realização da atividade no festival. Os mobilizadores locais devem articular formas de acolher e receber os participantes de outras localidades de maneira solidária e acolhedora.
Quem não é artista pode participar?
- Quem não é artista pode participar ajudando na organização e integrando este processo que se torna um grande laboratório prático de formação, troca e compartilhamento em torno da arte e da cultura.
SOU DE NOVA IGUAÇU E ESTAMOS QUEREMOS REALIZAR CONTATOS PARA RESIDENCIA ARTÍSTICAS TRABALHAMOS COM TEATRO E CIRCO. PODEMOS PARTICIPAR?
ResponderExcluir