quarta-feira, 9 de julho de 2014

ATIVIDADES QUE INTEGRAM A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Saiba um pouco mais sobre as atividades que integram a programação desta terceira edição do F5.


ATRAÇÕES

ARTES CÊNICAS

MOSAICO - Estudo cênico em pequenas peças Cia. Crônica de Teatro
Trabalho realizado por Jessé Duarte, aliando teatro e poesia em pequenas cenas que buscam investigar as relações entre o público e o artista, em espaços e situações não convencionais. As cenas são realizadas dentro de ônibus dialogando com o cotidiano da população de forma lúdica reflexiva.
14/07 – 16H: Estação Metrô Eldorado / 17/07 – 14H: Estação Metrô Eldorado



Coragem – Cia. Crônica de Teatro (ENSAIO ABERTO)
Espetáculo de rua inspirado em textos de Bertolt Brecht, em questões relacionadas às manifestações de junho/2013 no Brasil e a realidade social da cidade de Contagem. O Enredo da peça narra à história de Mãe Coragem que, puxando uma carroça no meio de uma guerra, atravessa um país com seus filhos. Em meio às manifestações e rebeliões populares, ela vive da comercialização de produtos que alimentam uma indústria da defesa e lhe tira os próprios filhos em nome da paz.
Equipe: Daniela Graciere, Everton Henrique, Fabiane Elise, Flávia Aniceto, Jessé Duarte, Júnia Flor, Isis Gabriela, Marcelo Dias Costa, Raissa Vieira, Ricardo Silva (Fai), Thiago Amador, Tobias Santos Teixeira, Val Alváres.
16/07 – 20H: Praça da Glória



Nós Instantes – Toque Cia. de Teatro
O espetáculo ‘Nós Instantes’ foi desenvolvido num processo colaborativo entre os atores Felipe Montesano e Fernanda Signorini juntamente com o músico Leonardo Alves. As pesqui- sas para o espetáculo se iniciou a partir de referências em acertos e contradições que os integrantes do grupo percebem no universo do amor, este em suas mais diversificadas formas de expressão, o que pode ou não causar em nossas vidas, quais as possibilidades dele afetar ou não a vida de quem o detém. Elementos do teatro experimental e bases em exercícios do teatro físico foram desenvolvidos um roteiro de ações acompanhado de improvisações musicais ao vivo, em instrumentos criados com objetos encontrados em nosso cotidiano, tais como percussões, corda e metal.
17/07 – 20H: Espaço Trama de Teatro



Dança Cigana
Um número improvisado que mistura elementos da cultura cigana e do circo.
Com Lucas Urso, Jéssica Pessoa, Tobias Teixeira e Ricardo Silva (Fai).
18/07 – 21:30H: Praça do Apoema


Falak Sabah - Tribal Fusion
Apresentação de dança Tribal Fusion composta pelas dançarinas Bruna Chaves e Gaby Veloso.
18/07 – 22H: Praça do Apoema


ARTES VISUAIS

O que você sonhou hoje? Labirinto Fantástico
Ocupação artística em espaço público que propõe a inventar uma realidade paralela a partir da estética visual e sonora de trabalhos de artistas que trazem o imaginário dos sonhos.
Débora Arau, Dayane Gomes. Jeannie Helleny, Raquel Arvelos, Sara Não Tem Nome, Raphael Salazar, Gabriela Viegas, Iago Passos, Isabella Proença, Helliot, Murilo Caliari, Marcos Assis, 3graças.
11/07 – 22H: Feirinha do Paraguai (em frente à Praça Iria Diniz) ABERTURA


Fabiana Santana
Durante as apresentações a artista plástica Fabiana Santana realizará um Live Paint.

11/07 21H - Praça iria Diniz ABERTURA


EXPOSIÇÃO UMA IMAGEM ABRE UMA JANELA NO MURO
A exposição de Artes Visuais deste ano vai estar nas ruas, imagens vão abrir janelas nos muros da cidade. O papel pregado nas paredes vai reproduzir criações plásticas e fotográficas de artistas independentes da cidade. A exposição é rarefeita, envolvida pela cidade nos bairros Tropical, Eldorado, Fonte grande, Centro de Contagem, Inconfidentes e Industrial. Essa exposição pode ser encontrada por acaso ou pode ser descoberta através da provocação de um mapa que indica todos os locais expositivos que são abertos a visitação sem limite de horário.
A exposição conta com um grupo de artistas composto por David Pampollini , Dayane Gomes, Débora Arau, Fabiana Santana, Franciele Rodrigues, Guida Felipe, Linconl Thuner, Nayara Soares, Rafael la Cruz, Raquel Arvelos


PERFORMANCE

Portal
Por meio da dança contemporânea, Portal dialoga sobre as relações do homem na sociedade, tendo em vista seu espaço psicológico (interno) e o espaço físico que o rodeia (externo). A performance é fruto dos estudos colaborativos de contato-improvisação das artistas Ana Paula Lima, Bárbara D’Alma, Duna Dias e Heloisa Rodrigues.
12/07 – 17H: Praça da Glória

Baderna Rompimento de Paradigmas
Peformers – Daniela Graciere e Jessé Duarte.
Baderna: um rompimento de paradigmas” é inspirada na personagem histórica Marietta Maria Baderna, bailarina, da qual rompeu sua arte levando passos de danças afro-brasi-leiras em pleno final do séc. XIX ao balé clássico. Dois performers, o balé e a dança afro-brasileira. Em que, distantes são sós e confirmam uma sociedade sem diálogo, onde culturas são impostas. Ao encontro dos dois, nasce então uma nova possibilidade e, o quê é aceito como arte ou mesmo digno de respeito é posto em cheque construindo assim, uma nova realidade.

15/07 – 20H: Rua Maria Marieta


MÚSICA

Quarteto em Trio
O Quarteto em Trio é um grupo musical que tem como bases sonoras o samba-rock, o samba de raiz e a MPB.
Integrantes: André Corrêa -Lucas Marques – Chedinho
11/07 21H - Praça Iria Diniz ABERTURA



Witchkross
A banda teve início em 2003 como uma banda de speed heavy metal, idealizada por Luciano Fuckin`hell, tem como propósito principal resgatar a velha essência do “Evil Heavy Metal” do início dos anos 80.  Em 2013 o grupo lançou seu novo CD independente intitulado “Stronger Than Holiness”.
12/07 – a partir das 14H I Devassas Moto Metal Fest I Casa do Movimento Popular



Warrior of Fate
Banda de Heavy Metal tradicional da cidade de Sarzedo/MG. Formada em 2001, com influencias de Judas Priest, Saxon e Iron Maiden. Compondo músicas autorais e buscando por espaço pra mostrar seu trabalho e gravar uma demo.
12/07 – a partir das 14H I Devassas Moto Metal Fest I Casa do Movimento Popular

Exorddium
Banda de Heavy Metal autoral em português de Contagem/ MG, formada em 2004. Segue divulgando seu álbum de estréia “Sangue ou glória”. Nesta apresentação contará com a participação especial de Eduardo Bisnik (Snakedale/Black Smith). e Rocking Riders.
12/07 – a partir das 14H I Devassas Moto Metal Fest I Casa do Movimento Popular

Powerslave
Vem se apresentando ao longo desses anos e recebendo excelentes críticas no que diz respeito à sonoridade, presença de palco e comprometimento na execução dos shows. Outra presença confirmada nos shows é o mascote Eddie, que se torna uma atração à parte. Up the Irons!!!
12/07 – a partir das 14H I Devassas Moto Metal Fest I Casa do Movimento Popular

Rocking Riders
Banda de Contagem-MG fundada em 2010. É uma banda de Rock Pesado, as letras abordam temas como guerras, fatos históricos, problemas políticos e/ou de ordem social, ganância e a maldade humana, religião e Rock ‘n Roll.
12/07 – a partir das 14H: Devassas Moto Metal Fest I Casa do Movimento Popular


Festival de Reggae
Festival de Reggae conta com bandas do Coletivo Corre que é a união de Djs, toasters, produtores e bandas de Reggae da Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem como objetivo a difusão da cultura reggae. Fazem parte do Coletivo os Djs Bruno Dub, Gusbó, Gui Dub. Os Grupos Kabalions, Leal Sound System, Raiz de Jequí, Roots Ativa, Zaika, Rudy Boys(Marcelino Neves), Uai Sound System, THC e Celso Moretti. Nos projetos que desenvolvem pautam a conscientização, preservação e a manutenção de espaços públicos.
12/07 – a partir das 14H: Pedreira Santa Rita

Chedinho: Pulmão
Pulmão é o nome do primeiro álbum de Chedinho, com data de lançamento prevista para o início de 2015. Suas faixas dialogam sobre o amor e sua amplitude de implicações, relacionando-o com o órgão da respiração. Para o Festival F5, Chedinho preparou uma apresentação intimista, com uma mistura de voz, violão, poesias, sorrisos, ares, suspiros... A apresentação sugere debates à cerca do respeito entre as pessoas, à vida, à natureza, aos momentos, à arte e proporciona a aproximação entre os expectadores através da multiexperiência sensorial trazida nas entranhas do aconchego.
12/07 – 21H: Pedreira Santa Rita

Hoje é Dia de Rock
No dia internacional do Rock o F5 tem a atração especial, idealizada pela artista Dâmaris Starling e produzida juntamente com o músico Rafael Pinheiros. Este dia conta com bandas que representam o rock ‘n roll de Contagem.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia

Rosibrown Casé
Musico compositor ativo desde 1989 e é alenda viva do Rock’n Roll em Contagem.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia – Hoje é Dia de Rock

Toca Cobain
Coletivo de músicos que fazem parte da cena autoral da cidade, que se juntaram para homenagear a banda Nivarna que é referencia para todos eles. O show é uma Jam coletiva que abre espaço para a platéia também se apresentar junto a banda.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia – Hoje é Dia de Rock

Entreveias
Banda de rock (post-grunge) que teve início em 2007 em Contagem. Suas letras são inspiradas na existência, derramando lágrimas e suspiro por um futuro melhor, acreditando na influência positiva das nossas idéias.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia – Hoje é Dia de Rock

Primeira Estigma
Banda com repertório autoral e com interpretações de músicas que são referências do rock. Os jovens garotos mostram que ainda tem muito pela frente.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia – Hoje é Dia de Rock

Cactos Polares
Banda de Rock Alternativo de Contagem, as musicas são baseadas em conflitos existenciais, sociais, filosóficos e amorosos. No show vem mesclando repertório do melhor do rock ‘n roll e musicas próprias.
13/07 – a partir das 13H: Praça do Petrolândia – Hoje é Dia de Rock


Thiago Bulls
Thiago Bulls que participou de várias bandas atuantes em Contagem, agora está em carreira Solo, com canções autorais e  releitura de sucessos nacionais e internacionais. Com um estilo entre o folk e o blues seu show conta violão voz e gaita.
17/07 – a partir das 20H: Casa do Movimento Popular

Divino Antunes
Músico de Contagem, Divino Antunes apresenta um repertório com músicas próprias aliando em sua sonoridade influencias modernas e da musica de raiz.
17/07 – a partir das 20H: Casa do Movimento Popular

Bruno Coimbra
O cantor e compositor Bruno Coimbra tem sonoridade musical de um rock n` roll com fortes influências oitentistas e sessentistas, de letras bem elaboradas e que tratam não só do cotidiano, mas, também, da essência humana em vários aspectos. Os Perpendiculares contam com a experiência dos músicos Ismael Souza (Guitarra/Voz), e Marcelo Boomer (Bateria/Voz).
17/07 – a partir das 20H: Casa do Movimento Popular

André Nkallamenha
Nkallamenha sugere uma disseminação da cultura afrobrasileira a partir da musicalidade e, sobretudo, da filosofia descoberta nos terreiros de Umbanda e Candomblé. A apresentação se baseia em mostrar os clássicos do samba de raiz com elementos do samba de terreiro, muito utilizados pelos compositores do samba carioca e nordestino. No Festival F5, a proposta sugere debate à cerca dos preconceitos gerados pelas demonização das entidades religiosas de bases africanas
17/07 – a partir das 20H: Casa do Movimento Popular

Mostra de Música Autoral I Palco Aberto
Um momento para pessoas que não puderam participar da construção do festival poderem mostrar suas músicas que muitos podem nunca ter tirado da gaveta.
18/07 – 18H: Praça da Glória

Eletrotauro
Sandro Medeiros é musico e artista plástico, formado pela UEMG escola Guignard e para este evento pretende realizar mostra de desenhos em grandes formatos (painéis de 90x250cm), projeções e também fazer a apresentação musical ELETROTAURO onde canta e toca Guitarra  utilizando um processador de efeitos KORG KP3 e um LOOP Station para fazer o acompanhamento eletrônico e efeitos, o repertório conta em grande parte com composições próprias instrumentais e algumas letradas, fazendo uma mistura entre batidas eletrônicas, samplers e  ritmos da cultura popular brasileira pesquisados  pelo artista que participou do grupo Encaixa-couro e atualmente integra também o projeto Boi do Além e realiza exposições de desenhos.
18/07 – 23H: Casa do Movimento Popular

Liberdade Central
19/07 – 15H: Praça das Jabuticabas

Krusty
19/07 – 16H: Praça das Jabuticabas

Biggie Rippie
Banda que tem um estilo próprio de apresentação, Tocam rock blues, e tem influência da cultura norte-americana dos anos 70. Integrantes: Mr.Ocean (Vocal), Mr.Marruques (Guitarra e voz), Pete Hurricane (Bateria), Ed. Scott (Contrabaixo).
19/07 – 17H: Praça das Jabuticabas

Blood Brothers
A banda Blood Brothers está de volta à cena do rock nacional e traz de volta aos palcos, no ano de 2014, o show “Rock and Roll: Uma Viagem no Tempo”. Essa apresentação, como o próprio nome anuncia, visa convidar todos os presentes no espetáculo a embarcar numa viagem musical, por meio de consagradas canções que marcaram o rock nacional e internacional nas décadas de 60, 70, 80, 90 até a atualidade.
Com músicas autorais de qualidade e releituras de alguns clássicos, a Blood Brothers busca estabelecer sempre uma interação direta entre público e os integrantes da banda. O espetáculo “Rock and Roll: Uma Viagem no Tempo” é uma oportunidade única de se ouvir, num mesmo show, bandas como: The Beatles, Raul Seixas, Pearl Jam, Foo Fighters, Led Zeppelin, Mamonas Assassinas, The Hives, The Clash, Kiss,Titãs, Legião Urbana entre outras, inclusive canções próprias e versões exclusivas da Blood Brothers.
19/07 – 18H: Praça das Jabuticabas

Boi do Além
A banda Boi do Além tem no repertório um baião transcendental que vai de composições próprias à versões de artistas consagrados como Chico Science, Gonzagão, Zeca Baleiro e Zé Ramalho, passando ainda por xótes, lambadas, calangos e cirandas.
19/07 – 19H: Praça das Jabuticabas

Senso Incomum
Banda que busca representar no cenário cultural do país a mistura atual de estilos musicais, mesclando variações do bom e velho Rock’n’roll à liberdade do Rock Alternativo e criando assim um estilo distinto de repertório, alternante en- tre o internacional e nacional.
19/07 – 20H: Praça das Jabuticabas
Vanguarda
Rock Clássico autoral, fundada pelo vocalista Marcelo Lopes Contagem - MG, tendo como fonte de inspiração os aspectos políticos e sociais que abrangem um contexto Mundial. A VANGUARDA tem como filosofia aborda em suas letras, temas como conscientização política, crítica social, liberdade, igualdade e esperança; acreditando no poder transformador da música. Alguns momentos marcantes  foram, apresentar na Caravana Arrumação, promovida pelo comediante e apresentador Saulo Laranjeira e no evento morro feliz realizado em Contagem e Festival de Banda AeC em Belo Horizonte MG; no qual além do reconhecimento do público a VANGUARDA recebeu elogios dos produtores do evento.
19/07 – 21H: Praça das Jabuticabas

Batalha da Glória
Quem nós somos? Talvez seja tempo precipitado para qualquer definição. Se ao que queremos, sermos a voz dos cantos, a voz que canta consciência e rompe com a fumaça industrial! Se em estrutura não nos posicionamos enquanto grupo, movimento, coletivo ou outras tantas variações que dão suporte a modelos e articulações sociais já definidos - é que não há possibilidade alguma de modelarmos o que tão heterogêneo, democrático e espontâneo, como se coubesse numa só definição. O que não nos impede em dizer que a Batalha seja um encontro, uma confluência de ideias entre pessoas que pensam e vivem a cultura de rua enquanto agente transformador de realidades. Freestyle é caracterizado principalmente por letras improvisadas do rapper sobre determinado assunto, mas mantendo um flow certo. As “batalhas de MCs” estão entre as principais atrações do gênero. Dois rappers fazem freestyle, geralmente desafiando um ao outro, e o público decide o vencedor
19/07 – 21H: Praça da Glória

Gusmão
Nesse show, Gusmão trará alguns dos convidados de seu disco para rechear essa noite mais que especial regada a muita música jamaicana, brasileira e estadunidense num repertório que mescla músicas autorais com releituras adubadas de clássicos do punk, mangue-bit, rap e mpb. O músico Fill Maia da banda Raiz de Jequi, fará a discotecagem da noite antes e pós-show. É festa pra noite inteira! *Evento noturno que fechará o ciclo de seminários ministrados por Rafaelle Marques e Gustavo Souza Marques (Gusmão).
19/07 – 22H: Casa do Movimento Popular
Sistema de Som - Sound System
Discotecagem
O projeto visa contribuir com difusão do som alternativo, onde o público tem oportunidade de ouvir estilos musicais provenientes da diáspora negra pelo mundo, como o Reggae, Dub, Afrobeat, Highlive, Soul, Cumbia, Salsa e o Tropical Bass.
19/07 – 23H: Casa do Movimento Popular

Recital de Piano com Oscar Tibúrcio
Pianista morador de Contagem, Oscar Tibúrcio já se apresentou em diversos países hoje é professor de música na UEMG. Seu repertório possue peças de cinco periodos da história da música (barroco, clássico, impressionista e moderno). Atual- mente participa ativamente das manifestações culturais da cidade de Contagem.
20/07 – 20H: Praça da Glória ENCERRAMENTO

Lou Gomes e Dâmaris Starling
São dois cantautores que envolvidos pela afinidade e amizade desenvolveram um show entrelaçando suas musicas e seus estilos musicais criando uma terceira identidade. Produzido pelo Rafael Pinheiro.

20/07 – 21H: Praça da Glória ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, logo não tomamos responsabilidade por nenhuma opinião expressa por quem for que seja.