O F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem é um festival produzido independentemente por pessoas da sociedade civil, artistas, agentes culturais e colaboradores.
O Festival acontece na cidade de Contagem com o objetivo de reunir os artistas para construírem uma cena artística local, em uma cidade carente de politicas publicas para a cultura e arte. E também criar público, com estrategias para chegar até aos locais mais inacessíveis.
Uma das funções mais importante do festival, e que acontece em todas as ações, é o caráter de formação compartilhando conhecimento. Assim o festival vem há dois anos atualizando essa cena e tornando visível e fortalecendo uma identidade na produção artística local, constantemente em construção.
O objetivo do festival é atualizar a cena cultural da cidade, sendo um espaço para a produção local ser reconhecida e valorizada. Cuidando para que o acesso a arte e cultura da população seja desburocratizado, mostrando a possibilidade de produzir arte de forma independente e levando-a para rua.
Durante 10 dias a cidade de Contagem é ocupada em diversos lugares, centrais e periféricos, com atividades culturais e artísticas gratuitas em locais públicos e abertos, com uma programação com diversas linguagens artísticas.
O F5 surgiu a partir de discussões realizadas no Fórum Popular de Cultura - movimento cultural da cidade de Contagem (MG) - formado por artistas que atuam na cidade e pessoas da sociedade civil que se interessam pela área da cultura.
Organização e produção:
O Festival é organizado a partir de reuniões abertas entre artistas, produtores e sociedade civil interessada, que será orientada pelos que tiveram a experiência de produzir as atividades nos anos anteriores. Assim, desenvolvendo coletivamente uma programação democrática que contemple a produção local e dialogue com a realidade da cidade.
Nas reuniões organizacionais propõe-se não apenas encaixar os artistas na programação mas coletivamente refletir sobre a produção cultural da cidade a partir dos trabalhos apresentados pelos artistas participantes. A participação nas reuniões é essencial para que o artista possa se integrar á programação. Nas reuniões todos os artistas trocam experiências participando ativamente da construção do festival e da programação, Essa vivência também proporciona o reconhecimento entre os participantes, e a imersão da identidade da arte feita em Contagem e da cultura atualmente
Partindo da ideia de colaboratividade, a organização do festival propõe que os artistas sejam responsáveis pela produção das suas próprias apresentações, com o auxilio de uma equipe de produção, formada também por outros artistas participantes. Com isso pretende-se proporcionar autonomia ao artista sobre todo o processo de apresentação do seu trabalho, desde a produção, mostra ao público e pós-produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não são moderados, logo não tomamos responsabilidade por nenhuma opinião expressa por quem for que seja.