segunda-feira, 26 de maio de 2014

Confira a programação da Prévia do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem

Feira livre de Artes, oficinas, música, circo e vídeo em um só espaço


































A terceira edição do Festival de Cultura Independente de Contagem (F5) acontecerá entre os dias 11 e 20 de julho. No entanto neste dia 31 de maio será possível conferir uma prévia do que vai rolar no festival.

A atividade tem o objetivo de mobilizar a comunidade e arrecadar fundos para ajudar na organização do festival independente que terá uma programação de 10 dias de atividades completamente gratuita em diferentes regionais da cidade.

A partir das 13:00, a Casa do Movimento Popular (Na região do Eldorado) receberá uma série de atividades: Feira Livre de Artes, oficinas, apresentações, musicais, circenses, experimentos de vídeo etc.

Para ter acesso em todas às atividades durante todo o dia e colaborar com a construção de festival basta adquirir um passaporte no valor de R$ 10,00 que pode ser comprado no próprio local.

Os interessados em vender produtos autorais na feira podem acessar AQUI ver condições e realizar a inscrição até o dia 30 de maio.

Confira Informações Sobre a Programação

13:00 as 20:00 – Feira livre de Arte.
O espaço terá vários trabalhos autorais à venda e também é aberto para quem quiser vender. Basta fazer a inscrição para garantir o estante no blog do festival. www.f5festival.blogspot.com 

No local haverá alimentação e bebidas para consumo.


14:00 – Artivismo – Baderna e vandalismo cidadão
Com Jessé Duarte
A oficina se desenvolve com jogos e estudos em torno da teoria da alienação a partir de uma analise histórica propondo uma desconstrução dos significados pejorativos relacionados aos Vândalos e a Baderna, no mesmo tempo em que, conceitos de cidadania são utilizados para promover a paralisia social da população Brasileira. Também serão realizadas dinâmicas inspiradas no universo teatral.
O objetivo é desenvolver um manifesto artístico e realiza-lo em algum ambiente publico da cidade no mesmo dia
·         Os participante devem levar canetões, tintas (guache ou de tecido) cartazes e cola.

14:00 - Introdução à Fotografia
Com Guida Felipe e Rafaelle Marques
A partir de um olhar sobre a foto artística resultante do processo autoral, a oficina se desenvolve com uma Introdução à história da fotografia, técnicas para composição, utilização do iso, balanço de branco e exposição. Uso do foco, do obturador, diafragma e velocidade. Configuração da câmera digital.
·            Os participantes devem levar câmeras caseiras ou profissionais.

14:00 – Iniciação Musical
Com Tiago Araújo, Paulo Henrique, Gabriela Viegas e Vinicius Marques
O objetivo da oficina é proporcionar um ambiente de contato com a teoria básica musical, introduzindo os conceitos aos iniciantes ou leigos e relembrando aos que já possuem maior conhecimento na área. Será uma aula em conjunto, onde os participantes poderão discutir, tirar dúvidas e trocar conhecimentos (a partir da prática oral e exercícios simples para fixação do conteúdo).
·         Os participantes devem levar instrumentos musicais caso tenha.



15:00 – Oficina de Malabares
Com Lucas Urso
Introdução à técnicas de malabarismo com claves e bolinhas.

·          Os participantes devem levar os equipamentos caso tenha.



16:00 – Improviso Musical
Com Tobias Santos teixeira
Serão exploradas diversas possibilidades dos instrumentos trazidos pelos participantes dentro da ideia de ação e reação, interagindo com os demais atores da improvisação e com elementos que incidem do ambiente.
·         Os participantes devem levar instrumentos musicais caso tenha.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS (Se preferir pode fazer no local,no dia da prévia)


ATRAÇÕES a partir das 20:00

Banda Senso Incomum
Integrantes: Lucas Sousa, Paulo Henrique, Tiago Mendonça, Leone Oliveira e Gabriela Viegas.

A Banda Senso incomum busca representar no cenário cultural do país à mistura atual de estilos musicais, mesclando variações do bom e velho Rock’n’roll à liberdade do Rock Alternativo e criando assim um estilo distinto de repertório, alternante entre o internacional e nacional.




Dança Cigana
Jessica Pessoa, Lucas urso e convidados

A artista de rua Jessica Pessoa apresenta um pouco de sua pesquisa sobre o universo cigano, interagindo com elementos do circo trazido por Lucas Urso e da música cigana executada ao vivo.





Banda Vanguarda
Marcelo Lopes, Thales Vinicius, Felipe Queiroz, Bruno Valeriano, Ivan de Almeida.



Rock Clássico Autoral. Fundada pelo vocalista Marcelo Lopes, em 2009 (Contagem-MG), tendo como fonte de inspiração os aspectos políticos e sociais que abrangem um contexto mundial. A VANGUARDA tem como filosofia abordar em suas letras, temas como, criticas sociais, conscientização política, liberdade, igualdade e esperança, acreditando no poder transformador da musica.

Palco Aberto
O palco aberto é uma das principais marcas do F5, com uma base para execução musical e artística em geral, o espaço é destinado para todos que queiram se expressar e mostrar um pouco do seu trabalho. O objetivo é agregar quem está tendo um primeiro  contato com o festival e deseja participar de alguma forma.

SERVIÇO
Local: Casa do Movimento Popular das 13:00 as 02:00 MAPA DO LOCALIZAÇÃO AQUI
Endereço: Av. General David Sarnof 117 -  Cidade Industrial – Contagem
Próximo ao metrô. Itaú Power Shopping e esquina com Av. João Cesar de Oliveira.

Entrada: R$ 10,00 passaporte que da direito a todas as atividades durante todo o doa



Participe do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem

Se você ainda não está participando do F5, saiba como se envolver, ajudar e participar da terceira edição do festival.

Basta baixar, preencher e envia a FICHA DE PROPOSTAS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES para organização do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem, em seguida comparecer a reunião. O festival acontecerá de 11 à 20 de julho e é construído coletivamente a partir de reuniões e da colaboração de todos que desejam participar com apresentações, oficinas, atividades diversas ou ajudar na organização de alguma forma.
Para quem não foi às reuniões, basta preencher a ficha marcando com um X a opção (proposta) e comparecer a próxima reunião (dia 07 de junho às 17h na Casa do Movimento Popular). Para quem já está comparecendo às reuniões a ficha funciona como um levantamento de informações sobre às propostas já apresentadas presencialmente (marcar com um X a opção (Informações).
Após o preenchimento, a ficha deve ser enviada por e-mail para producaof5festival@gmail.com juntamente com uma foto de divulgação com boa resolução acompanhada do nome do fotógrafo. As propostas e informações devem ser enviadas até o dia 06 de junho. Caso os realizadores não estejam, ou não envie representante para a reunião do dia 07 de junho, a participação será inviabilizada, pois o festival é de caráter colaborativo, sendo imprescindível o contato pessoal entre todos os participantes. Caso aja mais de uma proposta preencha mais de uma ficha. As formas para realização das atividades serão acordadas nas reuniões.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

F5 2014 - Terceira edição em contrução

A terceira edição do F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem acontecerá de 11 à 20 de julho em diferentes espaços das regionais da cidade, com uma programação resultante de reuniões abertas entre artistas, produtores e população em geral que acontecem a cada 15 dias. 

Este ano novamente, nos meses que antecedem o festival também acontecerão as prévias: Atividades de formação, experimentações entre os realizadores e apresentações, levando à população um pouco do que acontecerá em julho. 


Para participar do F5, com apresentações, oficinas e cursos, experimentos ou para ajudar na organização, basta comparecer a uma reunião. O grande desafio deste ano é ocupar toda a cidade com arte, evidenciando ainda mais a cultua independente de Contagem e de outras localidades, dando um sentido diferente aos espaços públicos e, além de atrações, oferecer várias atividades de formação para a população.

Buscando consolidar formas de gestão e produção alternativas, o F5 se estabelece por relações de trocas e de mobilização da população em torno da arte. O processo de organização do festival, funciona como um grande laboratório pratico de aprendizado e consolidação de atitudes coletivas que potencializem a continuidade das ações e democratizem o acesso de todos ao universo da arte. 

Acompanhe as atualizações, novidades e fotos na pagina do festival no facebook AQUI 

O Festival

O F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem é um festival produzido independentemente por pessoas da sociedade civil, artistas, agentes culturais e colaboradores. O Festival acontece na cidade de Contagem com o objetivo de reunir os artistas para construírem uma cena artística local, em uma cidade carente de politicas publicas para a cultura e arte. E também criar público, com estrategias para chegar até aos locais mais inacessíveis. 


Uma das funções mais importante do festival, e que acontece em todas as ações, é o caráter de formação compartilhando conhecimento. Assim o festival vem há dois anos atualizando essa cena e tornando visível e fortalecendo uma identidade na produção artística local, constantemente em construção. 

O objetivo do festival é atualizar a cena cultural da cidade, sendo um espaço para a produção local ser reconhecida e valorizada. Cuidando para que o acesso a arte e cultura da população seja desburocratizado, mostrando a possibilidade de produzir arte de forma independente e levando-a para rua. 



Durante 10 dias a cidade de Contagem é ocupada em diversos lugares, centrais e periféricos, com atividades culturais e artísticas gratuitas em locais públicos e abertos, com uma programação com diversas linguagens artísticas. 


O F5 surgiu a partir de discussões realizadas no Fórum Popular de Cultura - movimento cultural da cidade de Contagem (MG) - formado por artistas que atuam na cidade e pessoas da sociedade civil que se interessam pela área da cultura. Organização e produção: O Festival é organizado a partir de reuniões abertas entre artistas, produtores e sociedade civil interessada, que será orientada pelos que tiveram a experiência de produzir as atividades nos anos anteriores. Assim, desenvolvendo coletivamente uma programação democrática que contemple a produção local e dialogue com a realidade da cidade. 

Nas reuniões organizacionais propõe-se não apenas encaixar os artistas na programação mas coletivamente refletir sobre a produção cultural da cidade a partir dos trabalhos apresentados pelos artistas participantes. A participação nas reuniões é essencial para que o artista possa se integrar á programação. Nas reuniões todos os artistas trocam experiências participando ativamente da construção do festival e da programação, Essa vivência também proporciona o reconhecimento entre os participantes, e a imersão da identidade da arte feita em Contagem e da cultura atualmente 


Partindo da ideia de colaboratividade, a organização do festival propõe que os artistas sejam responsáveis pela produção das suas próprias apresentações, com o auxilio de uma equipe de produção, formada também por outros artistas participantes. Com isso pretende-se proporcionar autonomia ao artista sobre todo o processo de apresentação do seu trabalho, desde a produção, mostra ao público e pós-produção.